Modelos de cor
Para os sistemas gráficos reproduzirem as cores é necessário criarem-se modelos que as representem, tendo em conta a natureza do olho humano, da luz e da cor. Assim, o objetivo de um modelo de cor é oferecer a especificação de cores duma forma standard, utilizando um sistema de coordenadas, na qual a cor é representada por um ponto. Existem vários modelos de cor mais os que vamos falar aqui são: RGB, SMYK, HSV e YUV.
Modelo RGB
O modelo de cores RGB é um modelo de cores aditivas no qual as luzes vermelha, verde e azul são adicionadas de várias maneiras para reproduzir uma ampla variedade de cores. O nome do modelo vem das iniciais das três cores primárias aditivas, vermelho, verde e azul. O principal objetivo do modelo de cores RGB é para a detecção, representação e exibição de imagens em sistemas eletrônicos, como televisores e computadores, embora também tenha sido usado na fotografia convencional. Antes da era eletrônica, o modelo de cores RGB já tinha uma teoria sólida por trás, baseada na percepção humana das cores. RGB é um modelo de cores dependente de dispositivo: dispositivos diferentes detectam ou reproduzem um dado valor RGB de forma diferente, uma vez que os elementos de cor (como fósforos ou corantes) e sua resposta aos níveis R, G e B variam de fabricante para fabricante. ou até mesmo no mesmo dispositivo ao longo do tempo. Assim, um valor RGB não define a mesma cor nos dispositivos sem algum tipo de gerenciamento de cores.
Modelo CMYK
Este modelo foi originado a partir do modelo CMY, mas a diferença é que neste modelo existe a cor preta. Este modelo, ao contrário do anterior, é um modelo subtrativo, descrevendo agora as cores a partir de diferentes cores primárias: magenta, ciano e amarelo. Este modelo é muito semelhante ao anterior, contudo a posição das cores representadas no cubo é diferente. Este modelo baseia-se nas cores que são refletidas e absorvidas no espetro, daí este modelo ser subtrativo porque as cores são criadas pela redução de outras.Uma curiosidade as cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do modelo RGB e vice-versa.
Modelo HSV
Este modelo, ao contrário dos outros referidos, é definido pelas grandezas de tonalidade, saturação e valor (luminosidade ou brilho). A tonalidade ou matriz é a cor pura com saturação e luminosidade máximas (laranja, vermelho, verde,…). Esta característica permite distinguir as várias cores puras com diferente grau, visto que cada cor está situada num grau diferente. A saturação está relacionada com a luminosidade de uma cor, ou seja, se a cor é pura, natural ou se é mais esbatida, suavizada. Esta característica não inclui as cores branca e preta pois esta propriedade permite distinguir cores com um brilho mais escuro das com brilho mais acinzentadas. Exprime-se com valores entre 0% a 100%, sendo categorizada uma cor mais saturada aquela com aproximação ao 100%. O valor traduz a luminosidade e o brilho de uma cor, isto é, se uma cor é mais escura ou mais clara, apontando a quantidade de cor que esta exibe. O termo luminosidade relaciona-se com a luz refletida e o brilho com a luz emitida.
Modelo YUV
Os modelos anteriores apresentam objectivos específicos, como, por exemplo:
• o modelo RGB permite exibir imagens de cor em monitores;
• o modelo CMYK é utilizado na impressão;
• o modelo HSV é utilizado na mistura de cores do ponto de vista artístico.
Contudo, nenhum destes modelos tem em conta uma propriedade da visão humana. Esta é mais sensível às mudanças de intensidade da luz (luminância) do que da cor (crominância). O modelo YUV tem em conta esta característica. O modelo YUV foi criado a par do desenvolvimento da transmissão de sinais de cor de televisão. Este modelo baseado na luminância permite transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse utilizado o modelo RGB. Ao mesmo tempo, o modelo YUV permite transmitir imagens a preto e branco e imagens de cor de forma independente.
Nos modelos RGB e CMYK cada cor incluiu informação relativa à luminância, permitindo ver cada cor independente de outra. No caso de se estar a guardar um píxel de acordo com o modelo RGBe se o vermelho, o verde e o azul tiverem os mesmos valores de luminância, isto significa que se está a guardar a mesma informação três vezes, aumentando o tamanho da informação. O modelo YUV guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, o modelo YUV é definido pela componente luminância (Y) e pela componente cor (U = blue - Y e V= red - Y).
Com este modelo é possível representar uma imagem a preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação que seria necessária noutro modelo.
Webgrafia:
https://www.hisour.com/pt/yuv-color-system-25916/
https://sites.google.com/site/modelosdecorrgbecmyk/
https://pt.wikipedia.org/wiki/HSV
https://sites.google.com/site/aimcjv/modelo-rgb/modelo-cmyk
Comentários
Enviar um comentário