Conceitos Básicos de Multimédia
Multimédia Digital
Imagem de uns oculos de Realidade Virtual
Imagem de uns oculos de Realidade Aumentada
O que é desinformação?
A desinformação é uma “informação falsa que se espalha, independentemente da intenção de enganar”. A disseminação de desinformação acontece com frequência em nossa vida quotidiana. Nós, seres humanos, não somos perfeitos. Todos nós podemos cometer erros. Todos nós esquecemos coisas. Percebemos ou nos lembramos mal dos detalhes. Contamos aos nossos amigos algo que ouvimos na TV ou vimos nas redes sociais que não era verdade. Se você está espalhando informações erradas, mas não sabe que estão erradas, então você está, tecnicamente, espalhando informações incorretas. A desinformação não se preocupa com a intenção e, portanto, é simplesmente um termo para qualquer tipo de informação errada ou falsa. Hoje, a desinformação se espalha muito facilmente graças à tecnologia. Nas redes sociais, os usuários compartilham, em apenas uma pequena instância, histórias sobre golfinhos e cisnes nadando nos canais de Veneza, sem verificar se essas histórias são verdadeiras (não eram). E em parte por causa de tais incidentes frequentes, é um tema quente de debate se grandes empresas de tecnologia como o Facebook e o Google deveriam ser responsáveis por impedir a disseminação de desinformação ou mesmo se poderiam, sem violar a liberdade de expressão da Primeira Emenda dos direitos de liberdade de expressão de seus utilizadores.
O que é DeepFake?
A palavra deepfake combina os termos “deep learning” e “fake” e é uma forma de inteligência artificial. Em termos simplistas, deepfakes são vídeos falsificados feitos por meio de aprendizagem profunda. A aprendizagem profunda é “um subconjunto da IA” que se refere a arranjos de algoritmos que podem aprender e tomar decisões inteligentes por conta própria. Mas o perigo disso é “a tecnologia pode ser usada para fazer as pessoas acreditarem que algo é real quando não é.
O que são Fake News?
“Fake News” é um termo que passou a significar coisas diferentes para pessoas diferentes.Basicamente, estamos definindo “notícias falsas” como aquelas notícias que são falsas: a própria história é fabricada, sem fatos, fontes ou citações verificáveis. Às vezes, essas histórias podem ser propaganda intencionalmente projetada para enganar o leitor, ou podem ser concebidas como "clickbait" escrito para incentivos econômicos (o escritor lucra com o número de pessoas que clicam na história). Nos últimos anos, notícias falsas proliferaram nas redes sociais, em parte porque são facilmente e rapidamente compartilhadas.
Webgrafia
https://online.maryville.edu/blog/what-is-digital-media/
https://tecnologiacomosweeb.blogspot.com/2019/10/rv-vs-ra-qual-diferenca.html
https://en.wikipedia.org/wiki/Deepfake
https://mundoeducacao.uol.com.br/curiosidades/fake-news.html
https://observador.pt/opiniao/verdade-ou-mentira-cuidado-com-a-desinformacao/
Comentários
Enviar um comentário