Biometria

 

O que é a Biometria?

A biometria é uma forma de medir as caraterísticas físicas de uma pessoa para verificar sua identidade. Isso pode incluir caraterísticas fisiológicas, como impressões digitais e olhos, ou caraterísticas comportamentais, como a maneira única de concluir um quebra-cabeça autenticação de segurança. Para serem uteis, os dados biométricos devem ser únicos, permanentes e coletáveis. Uma vez medidas, as informações são comparadas e combinadas em um banco de dados. Cada vez que desbloqueamos um ecrã de um smartphone, pedimos ao Siri uma atualização do tempo ou fazemos login na nossa conta bancária online usando a impressão digital, estamos a usar a biometria.


Quais os principais aparelhos de leitura?

Reconhecimento Facial -- Mede os padrões únicos da face de uma pessoa, comparando e analisando os contornos faciais. É usado na segurança e na aplicação da lei, mas também como uma forma de autenticar a identidade e desbloquear dispositivos como smartphones e laptops.

Reconhecimento de íris -- Identifica os padrões únicos da íris de uma pessoa, que é a área colorida do olho ao redor da pupila. Embora amplamente utilizado em aplicativos de segurança,não é normalmente usado no mercado consumidor.

Scanner de impressão digital -- Captura o padrão único de cristas e vales em um dedo. Muitos smartphones e alguns laptops usam essa tecnologia como um tipo de senha para desbloquear um ecra.

Reconhecimento de voz -- Mede as ondas sonoras exclusivas em sua voz enquanto você fala para um dispositivo. Seu banco pode usar reconhecimento de voz para verificar sua identidade ao ligar para falar sobre sua conta, ou você vai usá-lo ao dar instruções a um orador inteligente como Alexa da Amazon.

Geometria da mão -- Mede e registra o comprimento, espessura, largura e área de superfície da mão de uma pessoa. Esses dispositivos datam da década de 1980 e eram normalmente usados ​​em aplicativos de segurança.

Características de comportamento -- Analisa a maneira como você interage com um sistema informatizado. As teclas digitadas, a caligrafia, a maneira como andamos, como usamos mouse e outro tipo de movimentos podem avaliar quem nós somos ou quão familiar estamos com as informações que estamos a inserir.

Quais as utilizações práticas?

Podemos usar a tecnologia todos os dias para autenticar a nossa identidade ou para  comunicarmos com um dispositivo pessoal, mas há muitos outros usos para a biometria. Por exemplo, a polícia pode coletar DNA e impressões digitais nas cenas do crime ou pode usar vigilância por vídeo para analisar o andar ou a voz de um suspeito. Na medicina, os exames de bem-estar podem incluir analises de retina ou testes genéticos. E quando, por exemplo, usamos um cartão de crédito em uma caixa registradora, provavelmente estamos fornecer uma assinatura, que pode ser analisada se o emissor suspeitar de falsificação.





Webgrafia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Biometria




Comentários

Mensagens populares deste blogue

Inkscape

QR Code